Arquivo do blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

..::O ASSUNTO É EUDGERT::..


..::O ASSUNTO É EUDGERT::..


   GERT WALLERSTEIN, PY7ALC, faleceu em 28 de outubro de 2012, em Recife-PE, aos 80 anos de idade.

   Nosso amigo Gert Wallerstein, PY7ALC foi, sem a menor sombra de dúvidas, um dos mais brilhantes Radioamadores brasileiros. Nascido na Alemanha durante o regime nazista, sua família, que era judia, foi obrigada a sair daquele país no ano de 1936.

   Brilhante técnico em eletrônica, radicou-se em São Paulo, onde trabalhou em diversas rádios na manutenção de transmissores, mas nunca pode tirar sua licença de Radioamador devido a uma irônica condição: como ainda não era naturalizado, impedido apenas por sua menoridade civil, não contava também com a cidadania alemã, pois embora fosse natural daquele país, estava impedido da condição de cidadania, devido ao fato de ser judeu, e dessa forma, não poderia ser Radioamador.

   Enquanto aguardava a possibilidade de sua naturalização, Gert dedicou-se aos estudos de eletrônica, desenvolvendo interessantes projetos. Com apenas 13 anos de idade foi o autor de um interessante projeto de transmissor de AM de 15 Watts para as faixas de 40 ou 80 metros com uma válvula 6L6 modulando outra 6L6, que se tornou conhecido ao ser divulgado em 1949 na “lição prática nº 27” do “curso prático de radiotécnica” do famoso Instituto Monitor, e dessa forma esse transmissor acabou se tornando o equipamento caseiro mais difundido entre os Radioamadores novatos nas décadas de 1950 e 1960:


   Em 1954, quando Gert finalmente conseguiu a cidadania brasileira, montou um transmissor para a faixa de 80 metros, pois seu maior sonho era poder operar naquela banda, mas teve aí sua primeira desilusão: devido ao ciclo solar da época, a propagação para aquela faixa estava completamente fechada, e por este mesmo motivo, absolutamente abandonada.

   No ano de 1965, já em Recife-PE, fundou com outros empresários a Eudgert, para se dedicarem à produção de equipamentos de radiocomunicação. Lamentavelmente a Eudgert encerrou suas suas atividades em 1975, pois os demais sócios de Gert Wallerstein, que não eram Radioamadores, não tiveram mais interesse na continuidade das atividades.

   Um fato curioso que poucos conhecem: a Yaesu tentou comprar a Eudgert no início da década de 1970, com a intenção de transferir a produção de seus equipamentos para o Brasil, mas a burocracia brasileira impediu a realização dessa fusão.


Transceptor Eudgert Linha Ouro

Sendo uma pessoa responsável, Gert nunca se conformou com o fato dos integrados Plessey apresentarem aquele problema crônico de corrosão com o passar dos anos, e mesmo após ter se afastado de sua indústria, gastou uma pequena fortuna comprando todos os integrados que encontrou a venda na Europa, para poder repor, gratuitamente, aos seus antigos compradores do Eudgert Diamante. Prestativo, para enviar essa encomenda ele acondicionava um kit completo de integrados numa embalagem plástica de saboneteira dentro de uma caixa de papelão, para evitar que qualquer manuseio descuidado pudesse danificar aqueles raros componentes. Eu tive a honra de receber dele – gratuitamente, diga-se de passagem – a última dessas “saboneteiras” com uma série completa com os últimos integradinhos que ele conseguiu comprar – a alto preço. Ele também me confirmou ter sido humilhado por alguns colegas a quem socorreu, tendo virado motivo de chacota por ter escolhido aquela embalagem “simplória”. O problema é que naquela época ele não conseguiu opção melhor para essa finalidade, mas quem a recebeu pode confirmar que ela era perfeita, tanto é que a guardo como uma das minhas mais importantes “relíquias” da minha coleção!

Apesar de ter uma vida marcada por tragédias (ter nascido Judeu na Alemanha nazista, ter perdido a mãe no parto, se ver obrigado a abandonar o país natal devido ao antissemitismo, viver anos sem ter direito a nenhuma cidadania, passar anos esperando por uma oportunidade de poder operar nas faixas de Radioamador, ter sido trapaceado descaradamente pelos sócios pilantras), Gert Wallerstein sempre foi uma pessoa serena, prestativa, brilhante, transmitindo uma paz de espírito sem igual com quem conversava. Quem o conheceu mais proximamente, acabou se tornando amigo íntimo. Os filhos também seguiram o mesmo estilo carismático do pai, sendo que o Ludwig, que herdou não só a simpatia e o carisma do Gert, mas também a inteligência, tem hoje uma bem sucedida rede de fotocopiadoras em Recife.

De todos os grandes pioneiros da indústria de equipamentos para Radioamadores, Gert Wallerstein foi um dos mais brilhantes, mas sem a menor sombra de dúvidas, o mais carismático de todos!
Afastado do Radioamadorismo (mas de vez em quando, ligava seu Yaesu FT-747 pra corujar o pessoal), e devido às decepções e traumas que teve com o fim de sua empresa, Gert nunca mais teve contato com os equipamentos que fabricou. Ele sequer tinha cópia dos esquemas de seus próprios rádios…

Nesses últimos três meses tentei ir até Recife para entrevista-lo, pois estava escrevendo um artigo sobre a Eudgert que será publicado na próxima revista CQ Radioamadorismo, mas infelizmente ele não pode me atender, pois estava com a saúde muito fragilizada, devido a um enfisema pulmonar. O último e-mail que recebi dele foi em 06 de outubro passado, onde recebi o seguinte relato:

“Caro Adinei:
Por estar semi-hospitalizado devido a  uma pneumonia, ficarei inibido temporariamente de responder com rapidez suas mensagens.
Até breve,
Gert Wallerstein”

Até breve meu amigo! Teus brilhantes ensinamentos e teu inigualável carisma jamais serão esquecidos pelos Radioamadores brasileiros!
73,
Adinei, PY2ADN

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.


NÃO PODEMOS FALAR NO EUDGERT SEM MENCIONAR O DELTA


Fabricantes brasileiros de equipamentos para radioamador

Delta

   O mais conhecido de todos os fabricantes de equipamentos nacionais para radioamadores, a Delta foi fundada em 1950 por Felicíssimo de Oliveira Junior, Fernando Oliveira e Gino Pereira dos Reis e era estabelecida em São Paulo. Naquele mesmo ano importaram monoblocos da Geloso italiana, passando a produzir o Delta 208, um receptor de AM. Em seguida lançaram o receptor Delta 209, com BFO.
Produzindo seus próprios monoblocos, lançou o receptor Delta 309. O primeiro transmissor de AM foi o Delta Geloso 210, cópia do Geloso 210, com a válvula 807 na saída. Em 1962 lançaram o Transmissor Delta 310. Pouco tempo depois introduziram algumas alterações nesse transmissor, rebatizado de Delta 310-1, e pouco tempo depois, o Delta 310-II. Também foi produzida uma unidade de potência chamada Delta 370 e um amplificador linear com 4 válvulas 811, o Delta 1000. No final da década de 1960 a Delta chegou a produzir um transmissor de SSB por rotação de fase, sem filtro mecânico (muito confundido com “DSB”) para as faixas de 40, 20 e 15 metros, o Delta 340. Caro e de difícil ajuste, o projeto não foi continuado, e poucas unidades desse modelo foram produzidas como protótipos, sendo que um deles está em minha coleção.
Pelo que pesquisei o Benito Vasquez, PY2BVF tem um e o Paulo Serafini, PY3BKT tem outro. Em 1970 lançou o Delta 100, um transmissor de AM para os 80 metros e o Delta 120, um transmissor de AM e CW para os 80 e 40 metros.


Delta DBR 500


   Em 1975 a Delta lançou o Delta DBR 500, um transceptor SSB multibanda com 400 watts de potência, usando duas válvulas 6KD6 na saída, com recepção já transistorizada. Logo depois vieram os modelos DBR500 II e em 1982 o DBR550, este já com display digital incorporado. Em 1985 lançou seu primeiro radio VHF, o Delta DBR525, um transceptor sintetizado para 2 metros com memórias, subtom e 25 watts de potência. No entanto, as condições do mercado como restrição para importação de componentes eletrônicos, altos encargos sociais e trabalhistas, tributação pesada, inflação, falta de materiais no mercado nacional, dolarização dos componentes, tudo isso aliado a concorrência desleal do contrabando, que colocava no mercado via “Paraguai” equipamentos mais sofisticados por um preço infinitamente menor, a Delta viu-se obrigada a encerrar suas atividades. Pelo que se sabe, poucos exemplares do Delta DBR-525 foram produzidos, não mais que seis, na condição de protótipos. Dois desses equipamentos estão em minha coleção, um deles lamentavelmente sucateado. A Delta encerrou suas atividades em 1987. 

Eudgert 

   Fundada em 1965 por Gert Wallerstein, PY7ALC, Eudes Teixeira de Carvalho e Joaquim Guerra a Eudgert era sediada em Recife-PE e produziu transceptores multibanda SSB para as faixas de radioamador, os amplificadores lineares Ciclone 2000 e Ciclone 2000 A e também radios cristalizados de sete canais para a faixa do cidadão. Foram fabricados os seguintes modelos de transceptores:


400 A 1 – a partir de 1965, formam produzidos aproximadamente 50 peças
400 A 2 – Ouro A – produzido de 1965 a 1966 , já no formado clássico
400 A 3 – Ouro B – (com válvulas de 6 volts) produzido de 1965 a 1966
400 A 4 – Ouro C - (com válvulas de 12 volts) produzido de 1967 a 1969
400 A 5 – Diamante - (com recepção transistorizada) de 1970 a 1975
A Eudgert encerrou suas Encerrou suas atividades em 1975.

Adinei
PY2ADN

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Eudgert 

    Quando eu precisava de um esquema, era muito difícil encontrar e quando encontrava os "colegas" queriam vender o mesmo o que na minha opinião£o, fere a divulgação da Radio Comunicação e resolvi criar este site para ajudar os Amigos a conseguirem o que precisam sem cobrar nada.
Quem possuir esquemas armazenados e quiserem compartilhar, favor nos enviar e serão inseridos os devidos créditos.
Abraçoos a todos
Salles


Eudgerd Ciclone 2000 Power Supply 


Eudgerd Ciclone 2000 Linear



Eudgerd OCT Remoto



Eudgerd Ouro C


Eudgerd Fonte FF-400AC Eudgert Fil 12V 6V



Eudgerd I 6 80 40m Ouro C



Eudgerd T5 SSB 400



Eudgerd mod SSB-B 400W PEP




Eudgerd VFO Remoto Valvulado 1 de 2



Eudgerd VFO Remoto Valvulado 2 de 2 




Eudgerd Fonte FF-400AC Eudgert Fil 6.3V






ALGUNS VIDEOS






Fontes:
http://www.cram.org.br/wordpress/?p=4427
http://pxjf.blogspot.com.br/2014/12/fabricantes-brasileiros-de-equipamentos_71.html
http://propagacaoaberta.com.br/eudgert/


4 comentários:

  1. Boa noite amigo sou o PS7 JRN e QRA Ribamar, tenho a satisfação de postar esse comentário no seu bem conceituado blog que fala em um dos mais brilhantes radioamadores do planeta, o nosso amigo e colega Guert PY7 ALC. O motivo deste comentário é para dizer que tenho uma dessas relíquias fabricadas por ele, é um EUDGERT linha ouro B em perfeito estado de funcionamento embora precisando de uma restauração na pintura, já não fiz porque não encontrei que sabe fazer deixando o painel semelhante ao original. recentimente comprei um par de válvulas 6HF5 Sylvania novinhas na caixa para reposição, embora as que estão nele ainda estão funcionando. Eu tive o privilégio de modular com ele e ouvir seus interessantes comentários e concluo publicando que ele era um grande homem e um apaixonado por radioamadorísmo.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, comprei um ouro B (400 A 3) para restauro e está faltando a válvula do VFO. Sabe dizer qual o modelo dessa válvula? Obrigado e forte 73.

    ResponderExcluir
  3. Somente hoje (precisamente agora pouco) numa converssa com amigo PS7GM-Gilbraz que mostrocar foto do seu EUDGERT O qual tive um lá em Sampa e nessa conversa informei a ele que era um alemão que tinha montado.Além disso ele contou que Eudes e Guert foi a junção de nomes de seu irmão. Mas estranhei essa história pois eu era.novato radioamador em 1985 e nunca ouvi que eram dois irmãos.
    Graças ao seu BLOG ao qual parabenizo-o pela sua publicação tão boa .Ednei forte 73 fui PY2RCM MARUINS EM SÃO PAULO AEROPORTO CONGONHAS AGORA SOU PP7NM NEL MACEIO AL OPERO QRP DM5 7O30MHZ fabricado pelo SK-PY2BOQ Lauro e projeto PY2WM - DE MARCO SK.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite tenho um eudgert linha ouro c preciso de ajuda pra arrumar se alguém puder me ajudar me chame zap 47991770467

    ResponderExcluir